Centro Hospitalar Veterinário

Doença Renal Poliquística em Gatos

 

A “Doença do Rim Poliquístico ou PKD (do inglês “Polycystic Kidney Disease”) é uma doença progressiva, irreversível e de origem hereditária que ocorre em cães e gatos e que pode resultar em falha renal. É caracterizada pelo crescimento de múltiplos quistos renais, já presentes ao nascimento, que aumentam progressivamente de tamanho provocando o aumento e perda de função do rim. Quistos renais são distensões esféricas de parede fina e tamanho variável. A função renal é progressivamente perdida à medida que os quistos presentes aumentam de tamanho e substituem o parênquima renal normal. Em alguns casos, também estão presentes lesões quistícas no fígado dos animais afectados.
 
Todos os gatos de raça persa ou portadoras de linhagens de sangue do persa (ex: Himalaia, Exótico , Pêlo Curto Americano e Scottish Folds), apresentam maior propensão à doença (prevalência estatística).
Os sinais clínicos desta doença não são específicos e são similares aos sinais de insuficiência renal crónica. Os sinais podem incluir depressão, diminuição do apetite, aumento na ingestão de água, aumento da frequência de micção, perda de peso e esporadicamente vómitos. A doença é detectada através de um teste de base genética para identificação do gene mutado .
 
O despiste da doença pode e deve ser feito aos 10 meses de idade em gatos de raça Persa ou cuzados de Persa através de ecografia. Os achados ecográficos incluem o aumento de tamanho do rim, múltiplos quistos e contornos renais irregulares, contudo achados compatíveis com falha renal serão detectados numa idade mais avançada. A maioria dos gatos afectados sobrevive até após os 8 anos de idade.
 
Não existe um tratamento definitivo para os quistos, apenas controlo quando o animal já apresentar sinais de doença renal crónica. Os animais afectados não devem ser usados como reprodutores, esta é a única forma de evitar que a doença seja transmitida. O prognóstico é variado, depende da evolução dos quistos (número e crescimento) e da doença renal crónica.